AVISO

A nova política de uso do Google me fodeu legal, agradeçam a ele quando virem o que aconteceu com os posts antigos.

RPG Maker - A Evolução

FONTE: RPG Maker - A Evolução:




Pode não parecer, mas o Rpg Maker é bem antigo. Pode-se dizer que ele é um adulto, pois já tem mais de 22 anos de vida.



Vamos conhecer um poudo da evolução do maker neste 22 anos de vida onde foi, inicialmente, criado pela ASCII e agora está sob o 'této' da Enterbrain.



As primeiras versões, rodavam no DOS ou em máquinas como MSX, mas a evolução é inevitável.



Rpg Maker 95



Imagem



Com o surgimento do Windows 95, quebrou-se um padadigma. Até então o windows 3.11 éra quase como um DOS de tela branca. Mas o windows 95 era diferente, então o maker tinha que ser diferente. Foi aí que surgiu o revolucinário Rpg Maker 95 (em 1997).



Mas, se você espera que este super lançamento foi um sucesso, então se enganou. Como toda tecnologia incial, leva-se um tempo aprendendo a usar. Em apenas 2 anos surgiram diversos usuários deste maker, mas quando começavam a surgir bons jogos, já surgia o Rpg Maker 2000 (lançado em 1999). Realmente... 2 anos é pouco para se produzir um bom jogo.



Rpg Maker 2000



Imagem



Agora sim, o sucesso esperado chegou no nível previsto. Vários usuários já sabiam a 'dinâmica' da criação de um RPG. Com o conhecimento adquirido mais os novos recursos e as novas funções adicionadas, tornou-se mais prático criar seu próprio jogo.



Mais jogos surgiram nesta época e muitos sistemas bons foram criados com poucos recursos. A imaginação era o mais importante nesta era do RM2K.



Mas, como tudo na vida, chegou a ora de evoluir. Em 3 anos (no ano de 2002) surgia mais uma versão.



Rpg Maker 2003



Imagem



Mais uma evolução. Surgia o sistema de batalha lateral, mas era basicamente isso. A aparência era similar a do Rpg Maker 2000. Mas apenas esta mudança pequena na batalha, já foi capaz de cativar diversos seguidores. É claro que existiram vários recorsos e funções novas, mas o novo sistema de batalha foi que mais chamou a atenção.



Só que em 2 anos (2004) já surgia o Rpg Maker XP.



Rpg Maker XP



Imagem



Este foi o 'bummm' no mundo Maker. Desta vez as novidades eram muitas. Tamanho da tela duplicado. Capacidade de cores ampliada. Editor de Scripts RGSS. Alta definição das imagens (para a época). Agora, programadores e desenvolvedores de softwares profissionais foram atraídos para o maker.



O editor de scripts permite que toda a engine maker fosse alteradas. O Rpg Maker passou a ser usado para tudo. Jogos de corrida, jogos em plataforma, cartas e até animações em 3D foram criadas com o Rpg Maker XP.



A maior falha foi o sistema de batalha frontal. Nada que um script de batalha lateral ou tático não pudesse corrigir facilmente.



Mas parece que o ciclo de vida do Rpg Maker é de 2 a 3 anos, pois em 2007 (depois de 3 anos) já surgia uma nova versão.



Rpg Maker VX



Imagem



Com este novo Rpg Maker, a espectativa foi muito grande. E... muita gente acabou se decepcionando. Muitas limitações foram impostas. Os criadores deste maker quiseram simplificar a criação de jogos e limitaram as funções para ficar mais fácil e prático.



Isto foi um erro no meu ponto de vista. Mas existem formas de mudar isso, pois o editor de Scripts RGSS ainda existia, então fica fácil ampliar os recursos que foram limitados.



Contudo, uma coisa eu tenho que confessar! Esta versão simplificou o aprendizado. Com isso novos makers aderiram ao mundo maker. O visual dos recursos também foi modificado. Um estilo semelhante ao 'manga' japonês predomina e o foco na facilidade de uso são os pontos fortes desta versão.



Mas... e agora??? já se passaram 3 anos... Não está na hora de um novo RPG MAKER?

2 comentários:

  1. Olá!
    RPG Maker é um clássico que nunca consegui usar corretamente. Era ótimo ficar brincando com ele, mas nunca tive a capacidade de criar algo interessante pro mesmo. Acho que devido a idade mesmo e preguiça... XD

    Até and Bye...

    ResponderExcluir
  2. A dica que posso dar é: tenha algo pronto antes de aprender a usar o Maker.
    E eu digo que o melhor deles pra começar é o XP. Muito completo e cheio de versatilidade, deixa os outros pra trás na hora de programar algo MUITO complexo.

    ResponderExcluir

Post urls = spam.