AVISO

A nova política de uso do Google me fodeu legal, agradeçam a ele quando virem o que aconteceu com os posts antigos.

Black Rock Shooter - Estudo

Black Rock Shooter - Estudo: "
OVA Especial, 50m
Ordet, 2010

Finalmente depois de uma espera de dois anos, foi lançado o tão esperado OVA baseado na música Black Rock Shooter.

Tudo começou anos atrás com o programa da Yamaha chamado Vocaloid. Ele é um sintetizador de voz e a empresa criou personagens para fazer propagando do programa como as donas das vozes. Entre elas está a Hatsune Miku, que foi um daqueles sucessos inexplicáveis. Por mais simpática que a Miku seja, ninguém consegue uma explicação satisfatória para o motivo de tanto sucesso.

Por anos, a Miku cantou dezenas de sucessos interpretando dezenas de papeis. Um dia, o talentoso compositor para vocalids Supercell escreveu a música 'Black Rock Shooter', fantasiou a Miku como uma personagem de mesmo nome, e criou o clipe. Foi um secesso. Mas não apenas a música era boa, a personagem e universo que ela habita pareceram tão interessantes que os fãs clamaram por uma versão animada.






E depois de dois anos de expectativa, finalmente os fãs puderam assistir a tão aguardada animação de 50 minutos feita pelo estúdio Ordet, com roteiro do criador de Suzumiya Haruhi Nagaru Tanigawa, direção de Shinobu Yoshioka e músicas do Supercell.

Vamos a história:
Mato Kuroi é uma menina que está entrando para o colegial. Ela está muito animada com a nova fase de sua vida, o novo uniforme, a cidade que ela ama e por tudo mais. Ansiosa por fazer amigos, no portão da escola feminina onde vai estudar, logo no primeiro dia ela vê uma menina que bate olho e 'ooh...'. Por acaso, essa menina fica na turma dela e ela logo inventa uma desculpa para ir puxar conversa e ficar se agarrando nela. O melhor para ela, é que essa menina chamada Yomi Takanashi não apenas parece interessante, para ela e Yomi é muito interessante.

Ao contrário da Mato que é animada, simpática e franca, a Yomi é fechada. Com a insistência e agarramento da Mato, a Yomi logo se dá por vencida e se entrega a amizade. É uma amizade autêntica e sincera sem interesses e tudo corre normalmente ao longo do ano.

Novo ano, turmas novas. Por azar, as duas ficam e salas separadas e os problemas começam. Com o tempo afastada da Yomi a Mato se aproxima de outra garotas como é natural, mas a Yomi pelo jeito dela não, e fica com ciúmes. 


O seu dilema é simples: como toda pessoa fechada e sem amigos, é algo muito especial ter uma amiga de verdade. Mas ela ou ver a Mato com outras pessoas, começa a perder esse sentimento. Ela percebe que diferente do que pensava não é tão especial e insubstituível. Que existem outras pessoas com que a Mato pode se divertir e contar. Ela se sente inútil.


Ela não aguenta a pressão e foge.

Essa é a adaptação da música Black Rock Shooter, que foi descrita como uma 'história sobre amizade, ressentimento e perda'. Como é de se esperar, por melhor que fosse feito, os fãs sempre sonhariam com mais, por esse motivo a Yomi não morre. 'Algo' acontece, ela volta e tudo acaba bem. 'Aparentemente', pois deixa a história aberta para uma continuação ao deixar outra personagem em situação semelhante a Yomi.

E onde entra a Black Rock Shooter nessa história?
Não entra, ela é essa história.

O tempo todo, a animação alterna para cenas da Black Rock Shooter, em um mondo desolado, até ela encontrar a Dead Master e lutar com ela. Essas cenas são a tradução simbólica do que ocorre na história.

Observando o que meus conhecidos que assistiram primeiro acharam da animação, percebi que eles não entenderam nada. Assumo que posso estar errado, mas na minha opinião foi tão óbvio ao ponto de eu entender tudo enquanto aparecia.

Para esclarecer para quem não entendeu, e para que possa discutir minhas ideias com outras pessoas, vou colocar abaixo minha interpretação.


Sinta-se livre para discordar com qualquer coisa, mas
SÓ LEIA DEPOIS DE ASSISTIR.
------------------------------------------------------------------

O mundo de fantasia não teve um começo, ele sempre existiu. Os personagens lá são como alter-egos das pessoas do mundo real, apesar de serem de certa forma independentes.

Ela está vagando por aquele mundo, olhando e procurando. Percebam no início como a cena da Mato tirando a foto da cidade no alto do morro se liga com a Black Rock naquele lugar alto olhando a paisagem. A Mato vai para a escola, fascinada com a nova vida de colegial dela, da mesma forma a Black Rock está em um mundo desconhecido, e então ela vê a Yomi e a acha interessante. Perceba como a Black Rock encontra a igreja, não por um acaso um santuário. Ela representa a Yomi, e também não é coincidência que tenha a um arquitetura gótica semelhante a que se pode encontrar na Alemanha, país de onde ela veio.

Como disse, a igreja é um santuário, que representa o interior da Yomi, seu íntimo. A Mato quer ser amiga dela, por isso a Black Rock entra na igreja e encontra a Dead Master. Observem que elas começam a interagir por imposição da Mato. Então a Yomi decide que quer se relacionar com ela e decide entrar para o clube de vôlei, que além de ser algo que ela gosta, permite ficar próxima da Mato.

Então a batalha começa.

A luta entre a Black Rock e a Dead Master simboliza simplesmente a amizade da Mato e Yomi. Se a vida é uma batalha, é através da luta que as pessoas interagem.

A amizade das duas é selada simbolicamente em definitivo no momento em que os olhos da Black Rock brilham. No meio da luta, a Black Rock usa esse poder, bem no momento em que a Mato dá a estrelinha para a Yomi depois de mostrar o local que ela gosta. Isso simboliza suas qualidades e encantos.


Nesse momento, a Yomi se entrega mais a amizade e a Dead Master luta mais intensamente.

Assim continua até aparecer mais alguém nos dois mundos. Viram aquela menina perto do castelo que depois simplesmente pulou e sumiu? Obviamente é a Yuu, mas para onde ela foi parar? Dentro da igreja. Para a Mato, a Yuu é mais uma menina qualquer, não é tão importante como a Yomi, por isso a Black Rock nunca a viu. Mas a Yomi (Dead Master) sim, ela sente a presença dela dentro do castelo, mas assim como a Yuu tenta não interferir na amizade da Mato e Yomi, a sua sombra não interfere na luta.


A Yomi fica com ciúmes. 

Como uma pessoa sozinha, ter uma amiga sincera é algo maravilhoso mas que acostuma mal, se sentir amada é um sentimento que vicia. Ver que a Mato pode se divertir com outras pessoas lhe parte o coração, a fazendo sentir que não não precisa dela, que é dispensável, e assim passa a atacar com mais intensidade na forma da Dead Master. Perceba como as armas das duas são simbólicas. 
A da Black Rock é uma arma de projéteis, tentado 'acertar' a Dead Master.

Enquanto que a arma da Dead Master é uma corrente, algo que simboliza 'prisão'.


A Dead Master passa a influenciar a Yomi, e faz ela se afastar de todos, ao mesmo tempo que prende a Black Rock e a mantém distante.


A Yomi nesse momento está sozinha no auge da influência (e personificação) da Dead Master, e é quando ela envia o SMS anônimo. A Mato pensa no único local onde ela poderia estar, o morro com vista para a cidade. A Yomi não está lá, mas passou por lá e deixou a estrelinha.
Como simbolo da amizade das duas, abandonar ela é o mesmo que abandonar a amizade e é isso que a Mato entende.

Mas a indo atrás da Yomi tão insistentemente a Mato faz o inverso, ela Black Rock a conquistar a confiança da Dead Master. Quando consegue isso, a Dead Master morre e deixa a Yomi, fazendo ela voltar.


É quando a Black Rock aparece para ela. As duas se fundem em uma só, e igualmente acontece com a Yomi, fazendo ela aceitar a Mato e voltar de onde quer que tenha ido.


Basicamente, tirando esse fim em que a Yomi volta, é a letra da música Black Rock Shooter. A Yomi voltar é um final feliz adicional por motivos óbvios, que é o interesse por fãs de continuações.

Daí vem o epílogo.

A Yomi volta e ela e a Mato reatam a antiga relação, mas então tem a Yuu. Ela tinha ficado alheia ao 'combate' entre as duas, ou assim pensava. Ela já estava envolvida demais com a Mato e agora tem ciúme das duas cogitando entrar na briga.

Tudo isso é muito claro.

As personagem do mundo paralelo representam o interior das personagens. Naturalmente o ideal é a sinceridade e coexistência, mas isso entra em conflito com a natureza fechada e possessiva de alguns. Dead Master (Yomi) é fechada e a desconhecida (Yuu) ciumenta. Enquanto que a Black Rock (Mato) é amigável e franca.

E um detalhe:
Nas cenas iniciais, a Black Rock está lutando contra a Black★Gold Saw. Para mim, ela é a mãe da Mato indo acordar ela de manhã, por isso a Black Rock perde sem poder fazer nada...
------------------------------------------------------------------

E a isso.

Eu fiquei satisfeito, mas muitas pessoas podem se decepcionar, e é tudo por conta da expectativa, pois a animação não é nada menos do que deveria ser. Uma das 'reclamações' que tenho que mencionar é por conta da ausência da Hatsune Miku. Que a Black Rock poderia ser mais parecida com ela ou qualquer outra coisa. Devo lembrar que, novamente na minha opinião, a Miku não é uma personagem, ela é uma atriz. Ela apenas interpreta personagens interessantes. Por isso tenha em mente, que qualquer personagem interpretada pela Miku NÂO é ela.

Se existe algo que eu possa reclamar é o som. O som é bom, boas vozes e efeitos sonoros, mas as músicas... ridículas. Elas são baixas que você nem ouve direito, e quando percebe que tem uma tocando é até melhor assim pois são muito óbvias e fracas, muito sem vida. Não deu para entender como isso ocorreu. Nem mesmo notas da música original foram usadas.

Já a animação, como algo feito para fãs ficou muito boa. No mundo real tudo é bem caprichado e dentro da média, e no mundo alternativa, são os melhores desenhos baseados no universo ganhando vida. O único ponto fraco é a falta de noção de gravidade nas lutas inicias. Algo digno de nota é o desenho dos personagem. Um dos mais bonitos do ano com toda certeza. Muito bem pensado e desenhado.


Ainda é cedo para dizer se a animação foi ou não bem sucedida. O tempo e os fãs dirão. Mas não se surpreenda se logo for anunciada uma continuação. Seria muito interessante ver o que vão fazer agora seguindo um roteiro totalmente original.
a
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post urls = spam.