AVISO

A nova política de uso do Google me fodeu legal, agradeçam a ele quando virem o que aconteceu com os posts antigos.

Contagem Regressiva = 6 > [OP-ED Review] Mahou Shoujo Madoka Magica

[OP-ED Review] Mahou Shoujo Madoka Magica: "
Oi pessoal! Espero que estejam curtindo boas anime songs e bons animes! Eu particularmente estou me empolgando muito mais com esta temporada do que eu esperava (apesar de que, estou dizendo oficialmente, abandonei Yumekui Merry, sorry). Enfim, hoje vou falar sobre o anime que está me tirando o sono, me fazendo delirar a cada semana, pra mim, a grande surpresa desta temporada: Mahou Shoujo Madoka Magica. Sim, esse anime bonitinho e feliz que..........

Ok, eu não vou mentir para vocês, então desculpem.

Não vou me demorar falando sobre isto, até porque não quero estragar a graça de ver, mas eu preciso só avisar uma coisinha antes de continuarmos: se você acha que estamos falando de mais um anime de garotas mágicas com poderes legais, batalhas e jovens sonhadores e felizes, eu te digo algo.....

Você está enganado.




Ops, acho que estraguei a surpresa! Mas.... vamos as músicas!

Opening - Connected by ClariS

Tanto a música como o vídeo desta abertura trazem tudo aquilo que esperamos de um Mahou Shoujo: temos a garota, temos mágicas, temos até uma transformação daquelas bem cheias de coisinhas rosas brilhando (afinal a cor da Madoka é o rosa).

Em visual também destaca-se o momento onde o estilo Shaft se faz presente nesta opening, a passagem em que a Madoka corre sob a chuva. Veja que este estilo de coloração, além da própria variedade de cores, é algo que a empresa já mostrou em outros de seus trabalhos (vide Bakemonogatari). Falo isto porque este estúdio tem como grande assinatura essa sua 'cara' nas animações. Além disso, em diversos outros momentos a empresa capricha nas suas experimentações visuais, com cores psicodélicas, montagens com diversos estilos de animação sobrepostos. Um espetáculo para quem ama coisas diferentes.

Mas, voltando a esta opening, a música em si é bastante agradável e fica facilmente lembrada. A única ressalta que é possível fazer é no quesito coerência com o a obra apresentada. Apesar de ser totalmente coerente com o visual fofo e rosto bem largo com olhos grandes das personagens, como eu disse anteriormente, estes atributos são somente para 'enganar' o espectador.



Avaliação pessoal: 8,2

Ending - Magia by Kalafina

Confesso que o segundo motivo para ter começado a assistir Madoka Magica foi somente saber que teria uma anime song do grupo Kalafina. O som delas é bem diferente do habitual e me agrada bastante, apesar de com certeza não ser para todos os gostos. Conheci o trabalho delas em 2010, quando fizeram a abertura de Sora no Woto (nossa, eu sempre estou falando desse anime-bomba por aqui ne, o que posso fazer se eu gosto do maldito? ^^).

Como acontece em várias das séries do estúdio Shaft, só foi apresentando o vídeo de encerramento de Madoka Magica a partir do terceiro episódio. As vezes isso acontece pelo estúdio realmente não ter finalizado a produção, outras vezes por ter obras demais em produção para dar conta, mas há de se convir que esse 'atraso' já também tornou-se parte da 'assinatura Shaft'. No caso de Madoka Magica acredito que o motivo foi ainda outro - a vontade de enganar ao máximo o público.

Não estou brincando, o diretor publicou uma nota oficial de 'desculpas' a todos aqueles que acreditavam que Madoka Magica era somente aquilo que se apresentou no primeiro e segundo episódio.

Estou falando tudo isso aqui também porque o vídeo de encerramento vem com toda a força mostrando a "verdadeira cara" da série, com imagens difusas, cores que vão escurecendo e dando um desconforto em quem assiste (eu sempre tento aumentar a claridade da imagem por reflexo). E aqui sim, podemos dizer que existe muita coerência.



Avaliação pessoal: 7,8 (esse anime me dá medo!!)

Ok, mas.... e a série, Mazaki?

É realmente bem difícil para mim falar de Madoka Magica. Não que eu não esteja gostando, muito pelo contrário. Este anime que tinha tudo para ser um mediano feliz conseguiu transformar minha pacata parcela de vida de otaku de um momento para o outro e destruir todas as minhas concepções do que pode ser um anime de garotas mágicas.

Eu que comecei a assisti-lo somente por ser do meu estúdio favorito, Shaft, conhecido por seu surrealismo e nonsense de primeira, estou agora aplaudindo em pé a cada momento de Madoka Magica. Pela sua qualidade de roteiro, pelos seus personagens que se mostram a cada cena mais humanos e críveis, pela excelente trilha e por ter me enganado completamente ao se apresentar como um 'anime de garotas sonhadoras, felizes e com super-poderes'.

Não consigo realmente me lembrar outra vez em que um anime me enganou tão redondamente e me fascinou deste modo.

Então, eu com certeza recomendo. Não veja somente um episódio para testar, veja os três primeiros, para ter noção da verdadeira cara desta obra. Se não agradar, não continue, porque tudo só vai 'piorar' ainda mais, para o delírio dos milhares que comentar sem parar nos fóruns internacionais, expondo teorias, opiniões e palavras de completa empolgação.

Eu ainda tinha aqui meus receios até pouco tempo, mas agora já mergulhei de cabeça neste universo sinistro e muito mais 'real' do que qualquer outro mahou shoujo. (Como estão dizendo pelos fóruns... este é o Neon Genesis do gênero de garotas mágicas).


ADD: Bem possível que eu ainda volte a fazer outras postagens sobre este anime, cuidado.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post urls = spam.