AVISO

A nova política de uso do Google me fodeu legal, agradeçam a ele quando virem o que aconteceu com os posts antigos.

Nanolite10


 Essa é a tradução que eu fiz de um dos Nanolites, criados por WildWalker do forum do Microlite20.
 É um sistema MUITO legal pra ensinar crianças a jogar, ou para quando não tiver nada o que fazer com a "garela".
 Em breve vou mostrar a minha edição modificada e expandida, aguardem!
Nanolite10 por WildWalker

Criação de Personagem:
Escolha um Nome.
Escolha uma Ocupação e 3 Áreas de Atuação.
Sua Ocupação também é uma Área de Atuação, e quando você tenta realizar uma ação usando sua Ocupação, adicione +1 à jogada. Equipamento especial pode aumentar o bônus em +1 ou +2.
Áreas de Atuação também podem ser Ataques Especiais.
Note que você tem 4 Pontos de Vida.

Resolução de Conflito:
Jogue 1d10 contra um NA (o resultado deve ser igual ou maior que o NA) para toda ação que não seja possível um sucesso automático. Você e o Narrador devem decidir se uma ou mais Áreas de Atuação são úteis no teste.
                Jogue 1d10+2 quando testar contra uma ação que você possua uma Área de Atuação correspondente, então adicione ou subtraia os modificadores do resultado.
                Jogue 1d10-2 quando testar contra uma ação que você não possua uma Área de Atuação correspondente, então adicione ou subtraia os modificadores do resultado.
Fácil: NA 4
Média: NA 6
Difícil: NA 7
Muito Difícil: NA 8
1-2 é sempre uma falha. 9-10 é sempre um sucesso.

Combate:
                Combate Corporal, Arma de Duas Mãos: NA 8 – mas causa 2 de dano.
                Combate Corporal, Arma de Uma Mão: NA 7
                Combate à Distância, Curto Alcance: NA 6
                Combate à Distância, Médio Alcance: NA 7
                Combate à Distância, Longo Alcance: NA 8
Armadura aumenta o NA para acertar o alvo em +1.
Armadura Pesada aumenta o NA para acertar o alvo em +2.
Escudo aumenta o NA para acertar o alvo em +1.

Personagens que perdem 2 pontos de vida ficam Cansados, recebendo uma penalidade de -1 em todas as suas ações.
Se Personagens Cansados perderem mais 2 pontos de vida ficarão Incapacitados.
Capangas só possuem 1 ponto de vida.
Certos tipos de criaturas podem ter mais ou menos pontos de vida.

Após um combate os Personagens recuperam 1 ponto de vida imediatamente. Personagens do tipo curador podem fazer um teste de NA 4 para restaurar mais 1 ponto de vida, mas apenas uma vez por aliado após uma batalha.

Avançando:
Os Personagens podem adicionar mais Áreas de Atuação com a permissão do Narrador (normalmente não mais que um por sessão), até um máximo de 7, e podem mudar as que já possuem se isso fizer sentido (normalmente não mais que um por sessão).
Os Jogadores recebem 1 Dado de Ação por sessão de jogo, e podem ganhar mais por rolar 6 duplos ou por fazer coisas legais. Dados de Ação podem ser adicionados com qualquer jogada para aumentar a quantidade de dados, obedecendo a regra de escolher o maior ou menor valor requisitado.

 

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