AVISO

A nova política de uso do Google me fodeu legal, agradeçam a ele quando virem o que aconteceu com os posts antigos.

Falando sobre 3D&T no mercado atual

Mais uma vez, venho com um comentário sobre outra pessoa. Desta vez, é o BURP falando sobre 3D&T Alpha e algumas coisas que continuam até hoje na "cena rpgística brasileira".


Olha, pensando comercialmente, seria meio contra-produtivo lançar um livro em duas versões que vão competir uma com a outra. Essa é a razão pela qual eles pararam de fazer versões d20/3D&T de todos os livros de Tormenta, e o próprio Tormenta 3D&T que tão produzindo vai ser bem diferente do que uma mera adaptação de tudo o que foi feito no cenário até aqui. No mais, na entrevista que o Lancaster fez lá pro RPGista ele deixou bem claro também que ele pensou o cenário desde o início pro 3D&T, e não imagina realmente outro sistema para ele. Acho que pelo menos por enquanto não há a menor chance de isso acontecer. Talvez se um dia o BLE for um cenário bem estabelecido e com um público cativo, versões pra outros sistemas possam ser cogitadas.

De resto, essa discussão de 3D&T é simplista e tosco / 3D&T é a maior invenção RPGística de todos os tempos já encheu o saco. Sério, eu já participei muito dela antes, e não tenho mais saco mesmo. Já me conformei que muita gente nunca vai entender o que a gente vê no sistema, mas que pelo menos respeitem o fato de que a gente gosta dele e vamos continuar jogando e nos divertindo independente de opiniões alheias. Eu sei que eu vou.

A única coisa que me incomoda é que sempre que o sistema está para ganhar alguma coisa própria para ele, pensado como um cenário ou suplemento dele, todo mundo que torce o nariz já começa a rodear e pleitear versões alternativas, como se o 3D&T simplesmente não fosse digno de ter um cenário único pra ele ou coisa assim. Eu vi a mesma coisa acontecendo na época que saiu o Mega City, sério. E se a gente pode viver sem um Área de Tormenta ou Guia da Trilogia 3D&T, por que vocês também não podem? Se vocês fazem tanta questão assim de jogar no cenário, e acham que teriam danos cerebrais permanentes só de montar uma ficha para 3D&T, então ao invés de ficar reclamando que ele é um sistema feio e bobo, façam o que os próprios jogadores dele têm feito nesse tempo todo: adaptem o maldito cenário.

De acordo com o que eu mesmo vejo e leio, 3D&T ainda é muito mal visto pelos os que se consideram "elite", por jogar RPGs que vieram antes de 1998 e, por algum motivo babaca, se consideram superiores. 

Sim, 3D&T nasceu de um grupo de amigos que queriam se divertir jogando RPG, e isso não é nem um pouco diferente do que os outros RPGs fizeram, cito aqui Vampiro, D&D, o próprio e fuleiro GURPS, e outros RPGs menores, como o próprio Hero Quest.

A pergunta que fica é: por que um sistema tão livre e tão voltado para todos, agradável e disposto a mudar, é tão mal visto por esse pessoal?

3 comentários:

  1. Gostei muito do post, é verdade que o pessoal que joga seus sistemas de antes do ano 2000 (Vampiro, D&D e Gurps) torcem o nariz para o 3D&T, amo esse sistema, pois permite que eu tenha muito mais liberdade para jogar e me divertir. E não desfaço de nenhum outro, mas 3D&T para diversão é muito melhor com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um momento achei que o Tony Ramos tinha me respondido. XD

      Basicamente é isso ai: 3D&T é um terreno fértil para você se "espreguiçar e viver", mexer nas regras e brincar da forma que quer com o sistema, já que a maioria não permite esse tipo de coisa sem que, por acidente, todo o equilíbrio da bagaça vá pro espaço.

      Excluir
  2. Eu concordo com o Atmo; são irritantes esses caras que vivem falando que 3D&T é "isso e aquilo de ruim", mas não podem ver um suplemento para o sistema que logo crescem os olhos sobre o mesmo.

    ResponderExcluir