Sobre "Old School"


Uma coisa que estive notando esses meses atrás e que me indignava de certa forma: o "aclamando movimento Old School".

Quando eu estava fazendo minha visita matinal ao Fórum Jambô, lugar que frequento regularmente, me deparei com esse texto de Renato Trimegisto.

To "começando" a me tornar realmente CONTRA esse movimento de RPG old school. Percebo que na enorme maioria dos casos ou autores só querem reviver uma infancia que já foi com a criação preguiçosa de sistemas copiados descaradamente de AD&Ds da vida sem se importarem com uma mecânica realmente eficiente.

Afinal, não é uma brecha nas regras é "poder de decisão do mestre, old school"
Não é falta de definição de personagens em regra, é "liberdade interpretativa, old school" e etc.
Não tem regras, monstros e situações totalmente fora de contexto ou nível de jogo. É "dificuldade old school"

Quando tem tanto sistema nova que permite toda essa utilização de interpretação e liberdade em regras sem se prender a mecânicas falidas, lentas ou monótonas.

Volto a repetir, na MAIORIA dos casos OLD SCHOOL = Preguiça, nostalgia e oportunismo.

(Obviamente existem titulos bons, por isso o "maioria")
Não vou falar que não gostei de alguns títulos, como o Sword & Wizardry, ou o próprio Wizardry, mas essa coisa de ficar fazendo inúmeros "jogos" com o mesmo sistema e quase que sem nenhuma alteração ou mudança no cenário de fantasia medieval com pouca magia também me deixaram cansado. 

Sabe por que procuro por outros jogos de RPG por ai (e posso dizer que conheço por volta de 30 sistemas)? Por serem diferentes, "novos" e interessantes. E eu também sou um tanto quanto indeciso, ainda mais quando tenho tantas opções à disposição.

Eu só peço e espero que jogos novos, realmente NOVOS, sejam feitos no futuro. Chega de clones.

3 comentários:

  1. Sim, exatamente esses motivos que me fizeram criar esse desabafo no forum.

    Eu estudo criação de sistemas e cenários pra RPG a um BOM tempo, devo ter uns 300 manuais das mais diversas épocas no pc e fora e é no minimo preguiça usar SÓ o AD&D.

    Tem uma quantidade enorme de ideia boa antiga e old school. Eu daria muito mais valor a um ebook renovando as ideias de "Monstros" (um dos primeiros rpgs brasileiros)ou Terra de Og, Night Bane ou qualquer outro antigo do que mais um retroclone simplório de D&D, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. para mim o Old Scholl tem mais aver com o cenario que com o sistema, vejo de fato sistemas idiotas, mecanicas burras, coisas que não fazem sentido, em jogos old scholl atuais, para mim o que seria melhor a velha escola, seria a fantasia sobria, estilo senhor dos aneis, do qual eu gosto muito, e uso em 3d&t, embora muitos me considerem "herege" por isso

    ResponderExcluir
  3. Acho que muitos se esquecem que na época da OS ou o mestre mantinha os jogadores na linha ou a campanha virava uma verdadeira discução pseudo cintifica a respeito do funcionmento das bolas de fogo embaixo d'água.

    ResponderExcluir

Post urls = spam.