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Espadachim - Classe Básica para Tormenta RPG



Espadachim

Um combatente solitário, que aprimorou suas técnicas a um nível de dar inveja a muita gente. Seus golpes certeiros causam grande estrago em seus inimigos, sempre avassalando em lutas com poucos oponentes. Espadachins são ágeis mestres das espadas, usando suas habilidades para controlar o rumo de batalhas em lugares apertados com boa mira e eficácia.


Características de Classe

Pontos de Vida: um Espadachim começa com 16 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 4 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.
Perícias Treinadas: 2 + mod. Inteligência.
Perícias de Classe: Adestrar Animais (Car), Atletismo (For), Cavalgar (Des), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Enganação (Car), Furtividade (Des), Identificar Magia (Int), Iniciativa (Sab), Intuição (Sab), Ofício (Int), Percepção (Sab).
Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves, médias), Usar Armas (simples e marciais), Reflexos Rápidos, Vontade de Ferro.


Tabelinha

Nível BBA Habilidade
1 +1 Proeza com Espada +1
2 +2 Iaido, Defesa Habilidosa
3 +3 Acuidade com Arma
4 +4 Proeza com Espada +2, Técnica de Luta
5 +5 Evasão, Ataque Preciso
6 +6 Movimento Rápido 1

7 +7 Facilitar Críticos 1/dia
8 +8 Proeza com Espada +3, Técnica de Luta, Acuidade com Arma Aprimorada
9 +9 Esquiva Sobrenatural Aprimorada
10 +10 Aprimoramento Corporal 1, Evasão Aprimorada
11 +11 Desviar Objeto
12 +12 Proeza com Espada +4, Técnica de Luta, Movimento Rápido 2
13 +13 Facilitar Críticos 2/dia
14 +14 Corte Hábil
15 +15 Facilitar Críticos 3/dia, Aprimoramento Corporal 2
16 +16 Proeza com Espada +5, Técnica de Luta
17 +17 Movimento Desconhecido
18 +18 Movimento Rápido 3
19 +19 Facilitar Críticos 4/dia
20 +20 Proeza com Espada +6, Técnica de Luta, Aprimoramento Corporal 3

Habilidades de Classe

Proeza com Espada: quando um Espadachim aprimora sua técnica, ele ganha bônus de ataque quando usa espadas. A partir do primeiro nível, o Espadachim recebe um bônus para jogadas de ataque e dano sempre que usa algum tipo de espada. Este bônus começa como +1 no 1° nível e aumentam em +1 a cada nível múltiplo de 4 (4, 8, 12...).

Técnicas de Luta: no 1° e a cada nível múltiplo de 4 (4, 8, 12...) o Espadachim pode comprar um Talento de Combate.

Iaido: o Espadachim saca sua arma com um poderoso movimento, que pega o inimigo ainda com a guarda abaixada. No 2° nível o Espadachim pode usar essa técnica como parte de um único ataque e é necessário que a arma esteja embainhada para isso. O oponente é considerado surpreso contra esse golpe. Caso o ataque acerte, o golpe recebe um bônus de dano igual a 1d4 por nível de Espadachim (acertos críticos não aumentam esse bônus). Esta técnica só pode ser usada se a arma do Espadachim estiver embainhada antes do golpe.

Defesa Habilidosa: no 2° nível o Espadachim se torna acostumado a esquivar e defender ataques. O Espadachim só pode estar usando armadura leve ou nenhuma armadura e portando apenas uma espada em uma das mãos. Ao usar essa habilidade você pode dobrar o modificador de Destreza na CA. Caso sua liberdade de movimento seja removida ou sua Destreza seja negada na CA, este bônus irá parar de funcionar.

Acuidade com Arma: a partir do 3° nível o Espadachim se torna tão ágil com sua arma escolhida que acaba recebendo os benefícios do Talento Acuidade com Arma.

Evasão: A partir do 5º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre nenhum dano se for bem-sucedido. Você ainda sofre dano normal se falhar no teste de Reflexos. O porém é que o Espadachim ainda pode usar Armaduras Leves e tirar proveito desta habilidade.

Ataque Preciso: a partir do 5° nível o Espadachim pode adicionar seu modificador de Inteligência ao dano de seus ataques com as armas cujo talento Acuidade com Arma seja aplicado.

Movimento Rápido: do 6° nível em diante, o Espadachim aumenta seu deslocamento terrestre em 3 metros (12 metros, caso seja humano). No 12° nível o deslocamento aumenta mais 6 metros (15 metros, caso seja humano). No 18° nível o deslocamento do Espadachim aumenta de novo em 9 metros (18 metros, caso seja humano), rivalizando com os corredores mais rápidos, ou com os cagões mais cagados.

Facilitar Críticos: durante seu treinamento, o Espadachim aprende a encontrar pontos fracos nas criaturas e oponentes que encontrou no passado, usando esse conhecimento para realizar golpes devastadores. O Espadachim pode ignorar a imunidade a críticos de seu inimigo 1 vez por dia no 7° nível em diante, aumentando essa quantidade em +1 nos níveis 13, 15 e 19.

Acuidade com Arma Aprimorada: no 8° nível o Espadachim pode adicionar seu modificador de Destreza junto com o de Força para jogadas de ataque. Os benefícios do Talento Acuidade com Arma podem ser aplicados a qualquer tipo de espada que o personagem possua. Porém, não se pode estar usando armaduras médias ou pesadas.

Esquiva Sobrenatural Aprimorada: A partir do 9º nível, você consegue lutar contra diversos inimigos como se fossem apenas um. Você não pode ser flanqueado e nunca é pego de surpresa.

Desviar Objeto: A partir do 11° nível o Espadachim recebe os benefícios de Desviar Objetos enquanto empunhar duas espadas.

Evasão Aprimorada: a partir do 10º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre dano algum se for bem-sucedido, e apenas metade do dano se falhar. O porém é que o Espadachim ainda pode usar Armaduras Leves e tirar proveito desta habilidade.

Aprimoramento Corporal: através de anos de diligência e prática, os frutos de seu treinamento constante começam a se mostrar mais inerentes ao Espadachim. No 10° nível o Espadachim ganha +1 de bônus permanente em Força e Constituição ou em Destreza e Inteligência. No 15° nível o Espadachim ganha esse bônus mais uma vez, podendo escolher qualquer uma das duas duplas. No 20° nível esse bônus vem novamente.

Corte Hábil: ao 14° nível o Espadachim conseguiu chegar a um ponto que se aproxima da apelação, adicionando o modificador de Destreza ao dano com armas de corte de uma mão.

Movimento Desconhecido: no 17° nível o Espadachim se torna indetectável. Além de não deixar rastros, ele só pode ser detectado por Visão no Escuro, Visão na Penumbra ou Lutar às Cegas caso passem em um teste de Percepção com CD 20 + metade do nível do Espadachim + modificador de Destreza.

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