OneNote no RPG


Não, não estou ganhando nada para divulgar esse programa.

"Microsoft OneNote é um aplicativo gratuito de anotações, desenvolvido pela Microsoft. Funciona como um bloco de notas mais avançado para seu PC, smartphone ou tablet. Suas principais características são: sincronização de dados entre dispositivos, e interface com organização em abas. Está disponível para múltiplos sistemas operacionais para desktop e móveis, como: Windows, Mac, Android e iOS. Tem ainda disponível via Web."

Bastante espaço

Como um programa de armazenamento de informações quaisquer o OneNote se sobressai ao Word pela possibilidade de se acessá-lo em outros computadores caso você esqueça os arquivos em casa ou esteja privado de seu computador pessoal (faculdade ou trabalho) e só queira adicionar algumas coisas ou mostrar para o seu grupo. A vantagem do programa instalado sobre o Google Drive é que você é possível utilizar os arquivos direto do seu pc de forma MUITO MAIS RÁPIDA e então subir para a sua conta da Microsoft, automaticamente sincronizando das formas mais tecnológicas que não faço ideia de como explicar.

Quando um novo Bloco de Anotações é criado o programa pergunta se você quer adicionar outras pessoas a ele, tornando-o um bloco compartilhado e sintonizado com o século 21. Cada "dono" do bloco pode adicionar novas páginas e abas; talvez uma aba para cada jogador colocar suas ideias de combos, personagens e afins enquanto que o mestre anota apenas o que ele quer que seus jogadores saibam, criando um novo bloco pessoal para colocar todas as anotações da campanha que devem permanecer secretas.

Não fica muito bom em certos celulares
Acredito que em tablets a resolução fique bem melhor do que em celulares smartphones comuns, já que não é possível dar zoom out da página aberta. Outro problema é que a sincronização não é ao vivo como no Google Docs, onde você pode ver o autor do documento escrevendo e revisando seu texto como se fosse bruxaria em tempo real. Outro ponto negativo é que é necessário instala-lo em seu pc caso você não queira ficar futucando no seu browser de preferência tipo estas bostas de Firefox e Chrome que me levam quase dois minutos pra abrir bandifidégua.

Enfim, é uma boa ferramenta para organizar suas mesas de RPG e manter as conversas e brainstorms devidamente armazenados e protegidos contra o tempo e esquecimento da turma. Isso, claro, se seus jogadores LEMBRAREM de usar o programa.

2 comentários:

  1. É, com o rrpg caindo e caindo eis uma alternativa válida... só preciso fazer os outros quererem a usar

    ResponderExcluir

Post urls = spam.