Uma coisa que estive notando esses meses atrás e que me indignava de certa forma: o "aclamando movimento Old School".
Quando eu estava fazendo minha visita matinal ao Fórum Jambô, lugar que frequento regularmente, me deparei com esse texto de Renato Trimegisto.
To "começando" a me tornar realmente CONTRA esse movimento de RPG old school. Percebo que na enorme maioria dos casos ou autores só querem reviver uma infancia que já foi com a criação preguiçosa de sistemas copiados descaradamente de AD&Ds da vida sem se importarem com uma mecânica realmente eficiente.Não vou falar que não gostei de alguns títulos, como o Sword & Wizardry, ou o próprio Wizardry, mas essa coisa de ficar fazendo inúmeros "jogos" com o mesmo sistema e quase que sem nenhuma alteração ou mudança no cenário de fantasia medieval com pouca magia também me deixaram cansado.
Afinal, não é uma brecha nas regras é "poder de decisão do mestre, old school"
Não é falta de definição de personagens em regra, é "liberdade interpretativa, old school" e etc.
Não tem regras, monstros e situações totalmente fora de contexto ou nível de jogo. É "dificuldade old school"
Quando tem tanto sistema nova que permite toda essa utilização de interpretação e liberdade em regras sem se prender a mecânicas falidas, lentas ou monótonas.
Volto a repetir, na MAIORIA dos casos OLD SCHOOL = Preguiça, nostalgia e oportunismo.
(Obviamente existem titulos bons, por isso o "maioria")
Sabe por que procuro por outros jogos de RPG por ai (e posso dizer que conheço por volta de 30 sistemas)? Por serem diferentes, "novos" e interessantes. E eu também sou um tanto quanto indeciso, ainda mais quando tenho tantas opções à disposição.
Eu só peço e espero que jogos novos, realmente NOVOS, sejam feitos no futuro. Chega de clones.
Sim, exatamente esses motivos que me fizeram criar esse desabafo no forum.
ResponderExcluirEu estudo criação de sistemas e cenários pra RPG a um BOM tempo, devo ter uns 300 manuais das mais diversas épocas no pc e fora e é no minimo preguiça usar SÓ o AD&D.
Tem uma quantidade enorme de ideia boa antiga e old school. Eu daria muito mais valor a um ebook renovando as ideias de "Monstros" (um dos primeiros rpgs brasileiros)ou Terra de Og, Night Bane ou qualquer outro antigo do que mais um retroclone simplório de D&D, por exemplo.
para mim o Old Scholl tem mais aver com o cenario que com o sistema, vejo de fato sistemas idiotas, mecanicas burras, coisas que não fazem sentido, em jogos old scholl atuais, para mim o que seria melhor a velha escola, seria a fantasia sobria, estilo senhor dos aneis, do qual eu gosto muito, e uso em 3d&t, embora muitos me considerem "herege" por isso
ResponderExcluirAcho que muitos se esquecem que na época da OS ou o mestre mantinha os jogadores na linha ou a campanha virava uma verdadeira discução pseudo cintifica a respeito do funcionmento das bolas de fogo embaixo d'água.
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